Pertencem a esta ordem as tartarugas terrestres, aquáticas e palustres. Todos os indivíduos deste grupo primitivo, quase imutável há 200 milhões de anos, possuem uma couraça de placas ósseas recoberta de escamas córneas. A parte superior de forma convexa denomina-se carapaça e a inferior plastrão. As mandíbulas são cobertas por uma formação córnea. As vértebras torácicas e as costelas estão geralmente ligadas à couraça. São animais ovíparos que põem ovos em ninhos escavados e recobertos, depois da postura, pelas fêmeas.Encontram-se distribuídos por todo o Mundo excepto na Nova Zelândia e Oeste da América do Sul. O seu tamanho varia desde os 10 centímetros de comprimento do muçuá (Kinosternon subrubum) até aos 2,10 metros da tartaruga de couro (Dermochelys coriacea) que pode atingir o peso de 500 quilogramas.
Fonte: Diciopédia 2008
3 comentários:
ola o meu nome e joao, eu tenho uma pergunta.
qual ouquais especies sao mais frequentes em todo o mundo e qual a especie mais pequena e a especie maior. Ainda gostaria de saber se as tartarugas sao provenientes dos dinosauros
as tartarugas pertencem a classe dos repteis
Existem sete espécies de tartarugas marinhas no mundo, agrupadas em duas famílias - a das Dermochelydae e a das Chelonidae. Dessas, cinco são encontradas em Angola: Cabeçuda (Caretta caretta), de Pente (Eretmochelys imbricata), Verde (Chelonia mydas), Oliva (Lepidochelys olivacea) e de Couro (Dermochelys coriacea).
Enviar um comentário