
Bom ano para todos!
Área de Projecto dos alunos do 12º A da Escola Portuguesa de Luanda, 2008/2009
Eretmochelys imbricata. Mais conhecida como tartaruga de pente, sua carapaça é elíptica com os escudos dorsais imbricados. A cabeça é de tamanho médio, estreita e com um bico pontudo.
O comprimento da carapaça varia de 53cm à 115cm quando adultas e podem chegar a pesar 150Kg. É a mais tropical de todas as tartarugas marinhas, sendo a mais comum onde há formações recifais.Há registros de recaptura do mesmo indivíduo jovem no mesmo lugar sugerindo um comportamento não-migratório. Com isso elas têm áreas de alimentação próximas às áreas de desova. A desova ocorre no verão e em poucas localidades, podendo ocorrer 1 ou 2 picos na mesma. Desov
am de 2 a 5 vezes por estação, colocando de 73 a 189 ovos por ninho. A incubação ocorre entre 47 e 75 dias, sendo a temperatura óptima entre 27º C e 33º C.
É uma tartaruga omnívora (come de tudo), habitualmente encontram-se em fendas entre rochas e corais tendo uma dieta altamente variável.
cais. O número de ovos postos é muito elevado, podendo numa só postura atingir os duzentos ovos. Conforme as latitudes o período de incubação varia entre os quarenta e os setenta e dois dias. Os juvenis quando nascem dirigem-se para o mar e são fundamentalmente carnívoros alimentando-se de pequenos invertebrados que capturam nas costas próximas da zona de criação. Posteriormente, tornam-se fundamentalmente herbívoras, alimentando-se de plantas submersas. A carapaça tem um comprimento de cerca de noventa e sete centímetros no macho e oitenta e quatro na fêmea. O seu peso pode atingir os quatrocentos e cinquenta quilos e o diâmetro dos ovos é de cerca de quatro centímetros e meio.
A filatelia é o gosto e hábito de coleccionar selos.
Ordem de animais da classe dos répteis constituída por cerca de 250 espécies.Fonte: Diciopédia 2008