quinta-feira, 7 de maio de 2009

Tartaruga de couro


Esta espécie é a maior de todas as tartarugas, e é muito diferente das outras tanto em aparência quanto em fisiologia. A sua carapaça é composta por uma camada de pele fina e resistente e milhares de placas minúsculas de osso, formando sete quilhas ao longo do comprimento; apenas os nascituros (filhotes) apresentam placas córneas, daí o nome popular: tartaruga de couro; a sua coloração é cinzento-escura ou preta, com pontos brancos. Seu tempo de vida pode variar de 215 a 305 anos quando atinge o ápice da idade de sua espécie.
Tem uma carapaça negra, constituída de tecido macio. A carapaça não se liga ao plastrão(parte da couraça que cobre o peito) em ângulo, como nas outras tartarugas, mas sim em uma curva suave, dando ao animal uma aparência semi-cilíndrica. Suas principais características são: crânio muito forte; presença de palato secundário; cabeça parcialmente ou não retráctil; extremidades em forma de nadadeiras não retrácteis cobertas por numerosas placas pequenas (com dedos alongados e firmemente presos por tecido conjuntivo); as garras são reduzidas, etc.
Nomes locais: Tartaruga de couro, gigante.

Tamanho: até 180 cm de comprimento de carapaça.

Peso: 700 kg em média.

Habitat e Biologia: Espécie altamente migratória, pelágica (ou seja habita as partes mais profundas do alto mar) aproximando-se da terra estacionalmente. Os locais de reprodução frequente são: Libéria e no Golfo da Guíne. Está espécie está mais adaptada às águas frias devido à sua derme grossa e oleosa. Como resultado, é a mais amplamente distribuída; há registros em altas latitudes onde as temperaturas da água oscilam entre 10º C e 20º C.


Tipo de Alimentação: Os indivíduos desta espécie, alimentam-se preferencialmente de águas-vivas e medusas.

Classificação taxonómica:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Testudinata

Família: Dermochelyidae

Género: Dermochelys

Espécie: Dermochelys coriacea
Voltamos mais uma vez a frisar que esta também é uma espécie que se encontra em perigo critico de extinção e por isso precisamos de tomar medidas urgentes para salvaguardar esta espécie, que já existe há milhões de anos.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-de-couro
FISCHER, W., G. BIANCHI et W. B. SCOTT (eds), 1981, Fishes FAO d'identification des espèces pour les besoins de la pêche. Atlantique centre-est; zones de pêche 34, 47 (en partie); Canada Fonds de Dépôt, Ministére des Pêcheries et Océans Canada, en accord avec l'Organization des Nations-Unies pour l’Álimentation et l'Agriculture.

1 comentário:

Anónimo disse...

oi..muito bom o trabalho que voces tem feito....e acho muito bonito da vossa parte o facto de publicarem as vossas fontes