sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tartaruga Natator Depressus



Natator depressus é uma espécie de tartaruga marinha, endémica (nativa de uma dada região geográfica) da plataforma continental da Austrália. Ou seja esta tartaruga é exclusiva no continente australiano É o único membro do género Natator.

  • Nomes locais: Tartaruga Natator depressus
  • Tamanho: até 1 m de comprimento de comprimento de carapaça.
  • Peso: entre ate 50 Kg em média.
  • Habitat e Biologia: Esta espécie pode ser localizada em águas ao largo da Indonésia e Papua-Nova Guiné, mas apenas faz a sua postura na Austrália. As posturas ocorrem na metade norte da Austrália, de Exmouth, na Austrália Ocidental, até Mon Repos, em Queensland. O local mais significativo onde ocorrem posturas situa-se em Crab Island, a ocidente do Estreito de Torres.
  • Tipo de Alimentação: Os indivíduos desta espécie, tem uma alimentação muito variada que vai desde algas, invertebrados marinhos e de peixes.
Classificação taxonómica
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Ordem: Testudinata
  • Família: Cheloniidae
  • Género: Natator
  • Espécie: N. Depressus

A reprodução desta espécie é caracterizada por uma postura com poucos ovos, mas de dimensões maiores, quando comparados com os de outras tartarugas marinhas. As fêmeas emergem até às praias onde fizeram posturas até 30 anos atrás, e aí depositam os seus ovos. Esta tarefa demora cerca de hora e meia. A fêmea cava um buraco com as suas nadadeiras anteriores, e as nadadeiras posteriores cavam uma pequena câmara onde serão depositados os ovos. Os ovos são depois cobertos de areia com o auxílio das nadadeiras posteriores, mas também com as anteriores. Durante a época de postura, as fêmeas colocarão ovos a cada 16-17 dias. Terminando uma época de postura, a fêmea só voltará a fazer postura 2-3 anos depois.
Os machos não regressam a terra, visto que o acasalamento ocorre no mar.

O seu estado de conservação actualmente também é classificado como em perigo de extinção, tal como todas as outras.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Natator_depressus

1 comentário:

Mario disse...

Eu amo este blog, porque eu gosto de tartarugas. Eu tenho uma tartaruga na minha casa e eu tenho um cachorro. Eu gostaria que você me recomendar um local de Adestramento de Cachorro , de modo que os animais podem se dar bem. obrigado