segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vergonha mundial na Costa Rica





1 comentário:

Tati disse...

Olá a todos,
Primeiro as minhas felicitações por este excelente projeto de dar a conhecer, informar e participar na educação ambiental.
Acabo de ver as fotografias de “ Vergonha mundial na Costa Rica”, passado mais de um ano, mas considero que para pesquisar e refletir sobre esta temática nunca é tarde .
Me surpreendeu o fato de que fosse na Costa Rica, sendo que a Costa Rica foi um dos primeiros países da America latina a reconhecer a importância da proteção dos recursos naturais. Perto do 25% da superfície terrestre e parte da região marítima do pais, foram declaradas áreas de reserva.
Então , decidi pesquisar o que estaria passando com o roubo dos ovos das tartarugas e encontrei o comentário de um biólogo de lá, Ricardo Soto, ele explica que existiu um projeto para essa comunidade da costa , e o projeto foi iniciado pelo Dr Douglas Clarck Robinson, professor e especialista em tartarugas da Universidade de Costa Rica, há 25 anos. (Ele se pergunta, por quê as fotografias aparecem só agora?). O projeto tinha em conta a perda inevitável dos ovos das tartarugas que chegavam o primeiro dia à praia e que seriam estes primeiros ovos os que legalmente a comunidade pode levar durante as primeiras 35 horas. Tendo que assumir a mesma comunidade a responsabilidade de monitorar e cuidar dos ovos das tartarugas que chegassem posteriormente. Tudo isto porque os primeiros ovos se perdiam em quantidades enormes e se favorecia o crescimento de bactérias na praia. Neste momento as coisas estão bem mais complicadas...pelo que lhes passo o e-mail do biólogo Ricardo Soto, (ricardo.soto@me.com),
Acho interessantíssimo que vocês entrem em contato e lhe solicitem uma boa explicação sobre esta situação.

Tentei dar um pequeníssimo aporte,
Forte abrazo,
Tati Ch.